Entenda o que são alimentos energéticos
O ser humano precisa se alimentar para se desenvolver e sobreviver. A energia que ingerimos é usada não somente para nos dar disposição, mas também para que nosso organismo consiga reproduzir todas as funções vitais como respirar, por exemplo.
Muitas pessoas, porém, não sabem o que são alimentos energéticos e quais as diferenças entre eles, os regulares e os construtores. Hoje, vamos apresentar as diferenças entre esses 3 tipos de alimentos e mostrar quais não podem faltar em sua dieta. Acompanhe!
Alimentos energéticos, reguladores e construtores
Energéticos
Os alimentos energéticos são aqueles que fornecem energia e disposição para que possamos enfrentar o dia a dia, os chamados carboidratos. Podem ser encontrados no macarrão, arroz, biscoitos, pães etc.
As versões integrais são mais indicadas, já que são ricas em fibras e promovem uma sensação de saciedade maior, além de fornecimento gradual de energia e melhora do funcionamento intestinal.
Reguladores
Ricos em vitaminas e sais mineiras, os alimentos reguladores são aqueles responsáveis por regular as funções do nosso organismo e manter nosso sistema imunológico fortalecido, a fim de prevenir doenças como gripes e resfriados. Nesse grupo podemos encontrar as frutas, verduras e legumes.
Construtores
Todos os tipos de carne, leite de cabra, leite de vaca e derivados compõem a classe dos alimentos construtores, que são conhecidos por serem ricos em proteínas e auxiliarem na construção, restabelecimento e crescimento dos tecidos, pele e ossos do nosso corpo.
Itens energéticos que não podem faltar em uma dieta
Ovos
A gema do ovo é rica em vitaminas do complexo B, responsáveis por converter os alimentos em energia. No mais, o ovo é uma das melhores fontes de proteínas e pode servir de auxílio para aquelas pessoas que frequentam a academia e se submetem a sessões intensas de treino.
Café
Uma das fontes de energia mais popular, a cafeína pode ajudar a melhorar o desempenho em exercícios e promover energia após uma noite maldormida ou um dia cansativo no serviço.
A bebida pode ser ingerida quente ou gelada e é uma ótima opção de líquido para o pré-treino. Só é preciso estar atento às quantidades ingeridas diariamente, que não devem ser exageradas.
Cereais integrais
Os cereais integrais são ricos em fibras e retardam a liberação de glicose na corrente sanguínea. Isso significa que os níveis de energia do seu organismo serão mais constantes e durarão mais ao longo do dia. Além disso, alguns cereais contam com vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do organismo.
Frutas secas e oleaginosas
Frutas secas e oleaginosas, como nozes, são as melhores fontes de gorduras saudáveis de longa duração. Elas também fornecem fibras e proteínas para o organismo.
Para evitar o excesso de açúcares e óleos adicionados em produtos industrializados — como a pasta de amendoim, por exemplo — opte por fazer sua própria receita, misturando suas oleaginosas cruas favoritas com frutas secas.
Agora que você já sabe o que são alimentos energéticos e quais não podem faltar em uma dieta equilibrada, é hora de inseri-los em seu dia a dia para que ter mais disposição no dia a dia, além de notar uma melhora em sua produtividade. Não se esqueça de ingerir alimentos construtores e reguladores para que a sua dieta fique ainda mais equilibrada.
E aí, curtiu nosso post? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam o que são alimentos energéticos.
A matéria sobre alimentos energéticos foi muito interessante… mas seria mais completa se fosse colocado limites e quantidades de cada alimento podem ser consumidos , para parâmetros entre peso e altura do ser humano …
Olá, Ana! Como vai? Muitíssimo obrigada pelo comentário, sua sugestão é muito importante para nós! Pensaremos em um novo tema para abordar as questões apontadas! Abraços e até a próxima!