Dicas de menu saudável para festa de casamento
Cresce cada vez mais a personalização em eventos, inclusive em casamentos. Paralelamente, há noivos preocupados com a saúde e com uma alimentação mais equilibrada também no momento da festa, não só pensando em suas próprias necessidades, mas também no bem estar dos convidados. E será que é possível aliar uma festa de casamento com uma alimentação mais saudável?
Apesar de muitos poderem torcer o nariz para um cardápio saudável em casamentos, certamente, se bem estruturado e pensado, este tipo de menu pode surpreender positivamente os convidados! Muitos buffets vêm recebendo tal demanda dos noivos, que buscam trazer seus hábitos e crenças alimentares do dia a dia também para a comemoração do casamento.
O que é um menu saudável?
O conceito de alimentação saudável não é tão claro e exato, mas podemos levantar algumas características desejáveis quando o assunto é saudabilidade (apesar das necessidades alimentares serem bastante individuais).
Alimentos naturais
Em geral, a alimentação saudável envolve preferencialmente ingredientes naturais e minimamente processados. Ou seja, as preparações servidas devem fugir do uso de produtos industrializados ultraprocessados e artificias.
Tudo deve ser mais “artesanal”, com alimentos “de verdade”, frescos…
Quantidades equilibradas de sódio, açúcares e gorduras saturadas
Para um casamento saudável espera-se preparações mais “leves”, sem exageros na adição de ingredientes como sal, agentes adoçantes e gorduras “ruins”.
Opções vegetarianas e/ou veganas
Apesar de não serem necessariamente sinônimos de saudabilidade, o vegetarianismo e veganismo são realidades e crescem cada vez mais. Atualmente, os buffets recebem demandas para eventos com cardápios vegetarianos ou veganos, ou seja, com restrição ou ausência de alimentos de origem animal. Para atender a tais necessidades os serviços de alimentação para eventos devem ser cada vez mais personalizados e criativos.
Sem glúten e sem lactose?
Ter opções glúten-free e lactose-free também não são sinônimos de mais saudabilidade, mas estas são outras demandas que tem aparecido para os serviços de alimentos e bebidas para eventos. Desde noivos e/ou convidados sensíveis ou intolerantes a tais componentes ou mesmo por uma restrição por opção.
Sobremesas especiais
Sobremesas, frequentemente com adição de açúcares, são hits nos casamentos convencionais. Sobremesas especiais, frescas, aproveitando o dulçor de frutas, a crocância de nuts e sementes, cremes mais leves e chocolates mais intensos podem compor com equilíbrio o menu de casamentos “saudáveis”.
Snacks funcionais e leves
Os bolinhos fritos e outros petiscos empanados podem dar lugar, nos casamentos fit, a canapés e outras entradinhas com bases integrais, elementos assados, grelhados ou mesmo a opções servidas em pequenas porções, com elementos naturais e leves.
Bebidas alcoólicas?
Certamente o álcool em excesso não é saudável. Para combinar com o cardápio mais saudável, a coquetelaria também pode se adequar! Drinks sem álcool, aromatizados com frutas frescas e ervas, assim como águas aromatizadas, chás gelados e sucos naturais podem estar presentes neste tipo de evento. Além disso, drinks mais calóricos e pesados como aqueles com leite condensado ou muito açúcar não combinam com os casamentos “saudáveis”.
Criatividade, cores e apresentações impecáveis
Com criatividade, explorando toda a cor e variedade dos ingredientes naturais e montando os pratos com apresentações caprichadas, certamente o menu saudável irá encantar e surpreender mesmo os convidados mais tradicionais.
Sugestões para cardápios saudáveis em casamentos
Confira ideias de receitas saudáveis para o grande dia! Das entradas, até o prato principal e as sobremesas podem ser mais equilibradas sim, e muito gostosas, agradando a todos os convidados.
Entradas e canapés
- Saladas de folhas com molhos variados (como de mostarda, limão, ervas naturais), encrementadas com frutas secas ou frescas (como manga ou abacate), nuts e sementes, queijos, vegetais assados
- Saladas de grãos como de trigo, cevada ou mix de grãos combinados a vegetais picados
- Carpaccio de vegetais (como abobrinha), ou de carne, peixes defumados ou frescos
- Pastas de leguminosas, como hommus
- Coalhadas condimentadas
- Pães e torradas integrais
- Grissinis
- Palitos de vegetais com molhos
- Ceviches
- Caldos de legumes
- Mix de nuts
- Mini sanduíches integrais com pastas de queijos mais leves (como ricota ou cottage com ervas) e vegetais
- Salada caprese (de tomates, queijo de búfala e manjericão)
- Chips de tubérculos
Pratos principais
- Peixes grelhados ou no vapor acompanhados por vegetais
- Massas integrais ou à base de tubérculos, como nhoque de abóbora ou batata doce
- Frango grelhado ao assados com vegetais
- Trouxinhas ou enroladinhos de vegetais com recheio de queijos leves (trouxinha de couve, rolinhos de abobrinha) e molho de tomates frescos
Acompanhamentos
- Grãos integrais como arroz integral, trigo em grão, arroz selvagem, quinoa
- Vegetais em geral – no vapor, grelhados, assados
- Purês de tubérculos (mandioquinha, batatas, batata doce)
Sobremesas
- Frutas com cremes à base de iogurte
- Tortas com base integral e recheio de frutas
- Mousses de chocolates amargos, combinado com frutas frescas
- Docinhos à base de nuts e frutas secas
- Cremes de frutas
- Sorvetes 100% frutas com caldas naturais
- Bolo de casamento de massa integral, com castanhas e cremes menos doces, à base de frutas
Casamento saudável, noivos saudáveis!
Os noivos podem antes e durante a festa manterem uma alimentação equilibrada, sem exageros e, assim, conseguirão aproveitar muito mais seu grande dia.
Dicas para antes:
- Se julgar necessário ou estiver com problemas alimentares ou problemas de saúde relacionados à alimentação, não deixe de procurar ajuda profissional de um nutricionista para um planejamento personalizado de sua alimentação;
- De forma geral, mantenha uma alimentação baseada em alimentos frescos, naturais e da época;
- Evite alimentos ultraprocessados;
- Coma variedade de alimentos de origem vegetal;
- Consumo proteínas magras, como as de origem vegetal (feijões) ou as animais como carnes magras, peixes, frango, lácteos com baixo teor de gorduras;
- Evite sal em excesso;
- Evite açúcar e adoçantes artificiais em excesso;
- Pratique atividade física, seja ativo.
Dicas para o momento da festa:
- Não se esqueça de se alimentar e de ingerir líquidos, sobretudo água;
- Consuma tudo de forma moderada, sem exageros, para que não tenha surpresas desagradáveis ou algum mal estar;
- Consuma alimentos leves, menos gordurosos.
É sim possível manter-se saudável antes, durante e depois do casamento! O menu de uma festa deve ter a “cara” dos noivos e contemplar os convidados queridos. Um cardápio saudável pode ser muito lindo, saboroso e, certamente, só trará mais alegrias para o grande dia! Afinal, saúde em primeiro lugar, sempre!
Referências:
- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
About Author
[email protected]
Gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi Especializada em Técnicas Culinárias pelo Basque Culinary Center (San Sebastian – Espanha). Atualmente na área de educação infantil e fundamental com temas relacionados a Nutrição e Gastronomia.