Como fazer farinha de amêndoas
Se você ainda não sabe como fazer farinha de amêndoas, não precisa mais se preocupar: hoje mostraremos o passo a passo e você poderá fazer a sua própria farinha para utilizar em receitas de bolos, tortas, biscoitos, ou onde mais a sua imaginação permitir!
Há algum tempo que as farinhas de oleaginosas vêm ganhando espaço na gastronomia e a farinha de amêndoas é uma delas. Sua facilidade de aplicação em receitas do dia a dia justifica essa escolha, além disso, é uma forma de aumentar o leque de opções para pessoas que não podem ingerir o glúten, como por exemplo, os doentes celíacos.
Mas, vale a pena realmente utilizar a farinha de amêndoas?
Acima de tudo, é importante ressaltar que não existe alimento milagroso ou que irá fornecer todos os nutrientes sozinho. O ideal é que haja um rodízio de alimentos para que a alimentação seja variada e completa.
A amêndoa, por exemplo, está relacionada com a prevenção de doenças cardiovasculares, efeito ergogênico (melhora da resistência durante os treinos) e possui ação antioxidante, portanto, sua utilização em conjunto com um estilo de vida saudável trará inúmeros benefícios à saúde.
Se você se interessou por saber mais sobre as propriedades da amêndoa, clique aqui e leia o post sobre esse assunto.
Finalmente, vamos a receita! Agora é só anotar tudo para preparar sua farinha!
Como fazer farinha de amêndoas?
Para começar, separe os ingredientes:
- Amêndoas (quantidade a gosto)
- Água o suficiente para cobrir as amêndoas
Utensílios:
- Panela grande
- Assadeira que caibam as amêndoas sem amontoar
- Liquidificador
Modo de preparo:
- O primeiro passo é retirar a pele das amêndoas, e para isso você precisa ferver a água em uma panela grande;
- Acrescente as amêndoas assim que a água levantar fervura;
- Deixe por aproximadamente 1 minuto;
- Escorra a água quente e deixe esfriar um pouco;
- Delicadamente aperte de leve uma a uma para que a pele saia inteira;
- Feito isso, leve as amêndoas sem pele ao forno preaquecido a 200ºC por 5 minutos, apenas para secar e deixe esfriar. Cuidado para não queimar!
- Retire do forno e leve as amêndoas ao liquidificador. Bata na opção pulsar aos poucos até que se transforme em farinha. Atenção ao bater para não virar uma pasta!
Armazenamento:
O ideal é armazenar a farinha de amêndoas em um pote escuro que consiga vedar bem, a fim de evitar a entrada de radicais livres que poderiam oxidar as gorduras boas presentes em sua composição.
Deixe em geladeira para evitar mofo e garantir um alimento seguro microbiologicamente. A validade é de aproximadamente 3 dias, portanto, faça em quantidades que serão utilizadas nesse período para evitar o desperdício.
Agora é só aproveitar! Bom apetite!