5 incríveis benefícios da quinoa
Talvez você já tenha ouvido falar sobre os benefícios da quinoa, atualmente descrita como um dos alimentos mais saudáveis do mundo.
Essa planta é cultivada há milhares de anos e tornou-se popular entre as pessoas preocupadas com a saúde.
Curiosamente, só recentemente foi notada pelo resto do mundo e considerada um “superalimento” devido ao seu alto teor nutricional.
Tudo isso devido aos seus diferentes benefícios, incluindo grandes quantidades de proteínas, fibras e várias vitaminas e minerais, além do seu sabor delicado e sua textura macia.
Resumo:
Cultivada há milhares de anos porém só recentemente foi notada pelo resto do mundo e considerada um “superalimento” devido ao seu alto teor nutricional.
O que é quinoa?
Quinoa é a semente comestível de uma planta chamada Chenopodium quinoa.
É uma semente com forma oval.
Botanicamente falando, não é um grão.
No entanto, é muitas vezes chamado de “pseudocereal” porque é semelhante em nutrientes e ingerido da mesma forma que grãos e cereais.
É considerada um dos alimentos saudáveis mais populares do mundo.
Quinoa é rica em proteínas e um dos poucos alimentos vegetais que contêm todos os nove aminoácidos essenciais.
Ela também não contém glúten.
Isso significa que pessoas com doença celíaca, alergia ao trigo ou aqueles que evitam o glúten podem consumi-lo.
Também é rica em fibras, magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e vários antioxidantes benéficos.
Resumo:
Quinoa é a semente de uma planta. Nutricionalmente, é considerada um alimento muito saudável, riquíssimo em vitaminas e minerais e livre de glúten.
Conheça agora as vantagens de incrementar o seu cardápio com a quinoa!
Benefícios da quinoa
1. Possui alta concentração de antioxidantes
Quinoa é muito rica em antioxidantes, que são substâncias que neutralizam os radicais livres e ajudam a combater o envelhecimento e muitas doenças.
Quando comparada a outros pseudocereais, por exemplo, o amaranto, a quinoa apresenta maior atividade antioxidante.
Alguns dos antioxidantes encontrados nela incluem fenólicos, polifenóis e antocianinas.
Permitir que as sementes germinem parece aumentar ainda mais o teor de antioxidantes.
Essas substâncias neutralizam os radicais livres e ajudam a proteger o coração, o fígado, os rins, os pulmões e o pâncreas contra doenças, envelhecimento celular e estresse oxidativo.
Resumo:
Quinoa parece ser muito rico em antioxidantes. A germinação aumenta ainda mais os níveis de antioxidantes.
2. É rica em proteínas
A semente de quinoa é uma fonte de proteínas.
Em 100 gramas de quinoa há cerca de 10 gramas de proteína, o que a torna uma excelente fonte proteica baseada em vegetais.
Uma incrível alternativa, inclusive, para vegetarianos e veganos.
Além disso, ela é rica em aminoácidos de alto valor biológico como a lisina, metionina e triptofano que, normalmente, não são encontrados em outros alimentos.
Na verdade, consumir esse grão é uma ótima forma de obter todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo.
Resumo:
A quinoa é rica em proteínas em comparação com a maioria dos alimentos vegetais. Ela contém todos os aminoácidos essenciais que você precisa, tornando-se uma excelente fonte de proteína para vegetarianos e veganos.
3. Ajuda na redução do colesterol
O alto teor de fibras da quinoa participa da regulação dos níveis de colesterol total.
Um estudo que analisou quatro variedades de quinoa encontrou um intervalo de 10 a 16 gramas de fibra por cada 100 gramas.
Isso equivale a 17 a 27 gramas por xícara, o que é muito alto – mais do que o dobro da maioria dos grãos.
A quinoa cozida contém muito menos fibras, porque absorve muita água.
Infelizmente, a maior parte da fibra é insolúvel, o que não parece ter os mesmos benefícios de saúde que a fibra solúvel.
Dito isto, o teor de fibra solúvel na quinoa ainda é bastante decente, com cerca de 1,5 gramas por 100 gramas.
Numerosos estudos mostram que a fibra solúvel pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, diminuir o colesterol, aumentar a plenitude e ajudar na perda de peso.
Resumo:
Quinoa é muito mais rica em fibras do que a maioria dos grãos. Suas fibras podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, diminuir o colesterol, aumentar a plenitude e ajudar na perda de peso.
4. É uma ótima opção para os intolerantes ao glúten
Outro benefício da quinoa é ser livre de glúten, portanto, é indicada para os portadores da doença celíaca.
Pode ser usada em pães, massas e outras receitas.
Ela também é utilizada em substituição a outros alimentos sem glúten, como tapioca, batata e milho devido ao seu melhor perfil nutricional.
Resumo:
Quinoa é naturalmente livre de glúten e geralmente bem tolerado por aqueles com doença celíaca. Também pode ajudar a melhorar o perfil nutricional de uma dieta saudável sem glúten.
5. Ajuda na perda de peso
Para perder peso, você precisa ingerir menos calorias do que queima.
Certas propriedades alimentares podem promover a perda de peso, seja aumentando o metabolismo ou reduzindo o apetite.
Curiosamente, a quinoa possui várias dessas propriedades.
É rica em proteínas, o que pode aumentar o metabolismo e reduzir significativamente o apetite.
A alta quantidade de fibra pode aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos calorias no geral.
O fato de a quinoa ter um baixo índice glicêmico é outra característica importante, pois a escolha desses alimentos tem sido associada à redução da ingestão de calorias.
Embora não exista atualmente nenhum estudo que analise os efeitos da quinoa no peso corporal, parece intuitivo que ela possa ser uma parte útil de uma dieta saudável para perda de peso.
Resumo:
Quinoa é rica em fibras, proteínas e tem um baixo índice glicêmico. Estas propriedades estão ligadas à perda de peso e melhoria da saúde.
Ao decidir adquirir essa semente é importante procurar uma empresa especializada que forneça produtos de qualidade.
Antes de cozinhá-la, é preciso ter certeza de que a camada de saponina presente nela foi totalmente removida, uma vez que ela confere um sabor amargo ao alimento.
Geralmente, os produtos comercializados já são higienizados e secos, mas você pode lavá-la por segurança.
Outro aspecto que merece atenção é o armazenamento: certifique-se de guardá-la em um recipiente fechado, em local fresco e seco, para garantir todos os benefícios da quinoa.
Agora que você já conhece alguns motivos para incluir a quinoa em sua vida, não deixe de adicioná-la às suas receitas.
Resumo:
A quinoa é uma alimento muito fácil de incorporar no dia a dia. Também é saboroso e combina bem com muitos alimentos. Antes de cozinhá-la, é preciso ter certeza de que a camada de saponina presente nela foi totalmente removida. Certifique-se de armazena-la corretamente e desfrute dos benefícios para sua saúde.
Se tiver qualquer dúvida sobre o alimento, entre em contato conosco!
Referências:
- BAZILE, D., JACOBSEN, S.E., VERNIAU, A. The Global Expansion of Quinoa: Trends and Limits. Front Plant Sci. 2016 May 9;7:622. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27242826
- JANCUROVÁ, M., MINAROVIČOVÁ, L., DANDÁR, A. Quinoa – a Review. Czech J. Food Sci. Vol. 27, 2009, No. 2: 71–79. https://www.agriculturejournals.cz/publicFiles/06732.pdf
- DE CARVALHO, F.G., OVÍDIO, P.P., PADOVAN, G.J., JORDÃO JUNIOR, A.A., MARCHINI, J.S., NAVARRO, A.M. Metabolic parameters of postmenopausal women after quinoa or corn flakes intake–a prospective and double-blind study. Int J Food Sci Nutr. 2014 May;65(3):380-5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24344670