As amêndoas são alimentos que fazem parte do grupo das oleaginosas (onde também estão classificadas as castanhas, o pistache e as nozes).
Desenvolvem-se dentro de uma concha cercada por uma casca rígida, semelhante à parte carnuda de um pêssego. O caroço da fruta é a deliciosa noz comestível, conhecida como amêndoa.
Ao redor do mundo, existem mais de 30 espécies de amêndoas, cultivadas principalmente no hemisfério norte, pois o frio é necessário para a renovação das terras. Além disso, sua polinização depende das abelhas, responsáveis por espalhar as sementes para o cultivo dessa oleaginosa.
Qual a origem das amêndoas?
Embora não se saiba exatamente a origem da amêndoa, acredita-se que as primeiras produções tenham sido na China e na Ásia Central. Já os primeiros relatos sobre o consumo da amêndoa foi no século I pelos romanos, os quais as entregavam como presente de casamento, como sinal de fertilidade.
Depois de 500 anos, já havia cultivo na Espanha, Marrocos, Grécia e Israel. No século XVIII, os espanhóis levaram a produção para os Estados Unidos, hoje responsáveis por 80% da produção mundial.
E como as amêndoas são consumidas ao redor do mundo?
Atualmente, ela é consumida de diferentes formas em todas as partes do mundo: em sobremesas típicas, como macaron e marzipan na França e na Alemanha, ou em preparações salgadas na China e nos países do Mediterrâneo. Independente da localização, as amêndoas podem ser usadas de diferentes formas:
- Natural ou seca: sua forma mais versátil, pode ser consumida inteira, em lascas ou pedaços – pura, com iogurte, saladas, frutas, coberta de chocolate, em barras de cereais, em molhos de peixes e legumes;
- Farinha: opção sem glúten e low carb para preparo de diversas receitas;
- Bebida: semelhante ao leite ou bebidas vegetais, pode ser a base para vitaminas e bebidas com café;
- Óleo: como qualquer outro óleo vegetal, para temperar, untar ou reforgar;
- Pasta: alternativa à manteigas e queijos, além de poder ser usada em sobremesas.
Relembrando a composição nutricional das amêndoas…
A amêndoa é fonte de vitamina E, um antioxidante essencial para combater o envelhecimento precoce das células. Ainda, contém magnésio e cobre, minerais que participam do funcionamento muscular e ósseo, respectivamente. Além disso, quando consumida in natura, contribui com o consumo de fibras, as quais são necesssárias para o correto funcionamento do intestino.
Sendo assim, além de versátil e saborosa, a amêndoa é uma ótima opção para quem busca uma vida equilibrada! Acesse o nosso site e compre aqui as amêndoas coloridas dadas de presentes na Roma antiga.
Referências:
- California Almonds – Almond Board of California. Disponível em: http://www.almonds.com
- International Tree Nut Council Nutrition Research & Education Foundation. Disponível em: https://www.nuthealth.org/almonds/
- Universidade Federal de São Paulo. Tabela de Composição de Alimentos. Departamento de Informática e Saúde, Escola Paulista de Medicina/Unifesp. Disponível em: https://tabnut.dis.epm.br/index.php/alimento/12062/amendoa-sem-pele