Já ouviu falar na maca peruana em pó?!
A maca (Lepidium meyenii) é um vegetal crucífero nativo da região dos Andes no Peru que tem sua raiz tuberosa utilizada há séculos como planta alimentar e medicinal, que apresenta uma excelente adaptação à condições ambientais rigorosas típicas das regiões montanhosas onde se desenvolve.
É rica em carboidratos, proteínas, ácidos graxos essenciais, vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais como o potássio, magnésio, zinco e fósforo.
Considerada pelos Incas como um alimento enviado pelos deuses, a maca peruana marcou presença na história, sendo utilizada para aumentar a energia e vitalidade dos guerreiros do período pré-colombiano. Aconselhados pelos indígenas habitantes da região, incluíram a maca na alimentação de seus cavalos para amenizar a diminuição da capacidade reprodutiva dos animais em altas altitudes e, posteriormente, passou a ser consumida pela população local, baseados na cultura popular de eficácia do consumo da raiz no combate à esterilidade e aumento da fertilidade.
Estudos recentes compilados em uma revisão de literatura apresentaram propriedades benéficas do consumo regular da maca peruana na disfunção sexual de homens e mulheres saudáveis, melhora na espermatogênese masculina em relação à qualidade, quantidade e motilidade dos espermatozóides, em distúrbios da função reprodutiva feminina e dos sintomas da menopausa, na osteoporose, na falta de memória, ansiedade e depressão e auxiliando na prevenção de diabetes, hipertensão arterial, hipercolesterolemia e tumores benignos de próstata.
Mas, como tomar a maca peruana em pó?
Com tantos benefícios, você deve estar se perguntando como tomar a maca peruana em pó. Qual é a quantidade e regularidade de consumo necessária para propiciar estas propriedades e associado a quais alimentos ou bebidas a maca funciona melhor…
A recomendação de maca peruana em pó é de uma colher de sopa por dia que pode ser acrescentada à água mineral, água aromatizada, sucos, chás, vitaminas e smothies com o auxílio de um mixer ou liquidificador, pois devido à sua textura fibrosa tem dificuldade de se incorporar totalmente à bebida.
A maca tem a sua composição nutricional e de agentes bioativos melhor preservada quando associada à bebidas e alimentos frios, pois o aquecimento pode eliminar parte destes elementos. Adicionar a maca peruana ao seu cereal matinal ou iogurte são ótimas opções!
Ainda assim, você pode incluir a maca peruana em pó em farinhas para enriquecer nutricionalmente receitas de bolos, pães, biscoitos, panquecas e crepes.
Confira algumas receitas:
Shake de frutas e maca peruana
Ingredientes:
- 1 copo de leite
- 1 colher de sopa de maca peruana
- 1 colher de sopa de quinoa
- 1 banana
- 3 morangos
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- Gelo
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.
Bebida vegetal de amêndoas com cacau e maca peruana
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de maca peruana em pó
- 1 copo de bebida vegetal de amêndoas
- 1 xícara de chá de amoras
- 1 colher de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador por 3 minutos.
Onde encontro a maca para comprar e inserir no meu dia-a-dia?
A maca peruana em pó não é encontrada em qualquer lugar, apesar do seu consumo ter ganhado espaço em terras brasileiras nos últimos anos.
É possível encontrá-la em armazéns cerealistas e lojas especializadas em alimentos e produtos naturais.
Mas, atenção! É preciso ser exigente quanto à procedência da maca, pois como a raiz é processada apenas no Peru e exportada para o nosso país, pode ser misturada a outros compostos causando adulteração do seu conteúdo original e incertezas em relação aos efeitos de seu consumo.
Por isso, opte sempre por lojas que trabalham com fornecedores selecionados que certificam que a composição da maca peruana em pó é pura, assim como o nosso e-commerce.
Referências:
- Gonzales GF, Villaorduña L, Gasco M, Rubio
- J, Gonzales C. Maca (Lepidium meyenii Walp), una revisión sobre sus propiedades biológicas. Rev Peru Med Exp Salud Publica. 2014;31(1):100-10.
- Oliveira, JC. Abordagem farmacêutica e terapêutica da Lepidium meyenii Walp. (MACA): uma revisão de literatura. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências de Saúde, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-graduação em Farmacologia, Mestrado Profissional em Farmacologia Clínica, Fortaleza, 2011.
- Revista Saúde Abril. Home >Alimentação >Maca peruana: quais os benefícios e como usar. Disponível em https://saude.abril.com.br/alimentacao/maca-peruana-quais-os-beneficios-e-como-usar/. Acesso em 09.07.2018.