Super Clube Fit

Entenda o que é fécula e quais os seus benefícios para a saúde

Quem adota uma dieta com restrições ou redução do glúten muitas vezes encontra dificuldades em substituir esse ingrediente que foi usado a vida inteira na preparação de suas refeições. Seja devido à intolerância, seja por ter optado em excluir essa proteína da sua alimentação e melhorar a qualidade de vida, o fato é que muita gente tem buscado ficar longe da proteína do glúten.

Uma das alternativas mais comuns para as receitas sem glúten é o uso da fécula. Entre as mais comuns estão a de batata e a de mandioca. Talvez nesse momento você esteja se perguntando: Mas, o que é fécula? Qual a sua função? Que aparência ela tem?

Continue a leitura que vamos explicar tudo isso e muito mais!

O que é fécula?

A fécula é um tipo de farinha obtido por meio de tubérculos, raízes ou grãos fontes em amido. O termo inclui também as farinhas derivadas das bananas, castanhas, sagu e araruta. Neste texto, vamos tratar apenas da fécula obtida por meio da batata e mandioca.

A batata e a mandioca fazem parte da nossa culinária nacional, de norte a sul do país, nas cinco regiões do Brasil. Esses alimentos de história milenar, e no caso da mandioca natural das terras brasileiras, compõem o cardápio de milhares de famílias, tanto nas refeições principais, quanto nos lanches e sobremesas.

As féculas são produtos de baixo custo, versáteis e de fácil acesso aos consumidores. Elas também são muito utilizadas nas indústrias de manipulação de alimentos, que adquirem em grandes quantidades e costumam adicioná-las em diversas preparações.

Quais são os tipos de fécula?

Fécula de mandioca

Também chamada de polvilho, a fécula de mandioca é uma farinha bem fina que sofreu modificação por um processo de fermentação após a extração da raiz da mandioca. De acordo com a quantidade de acidez, o produto pode ser denominado como polvilho doce ou azedo.

A fécula da mandioca é uma excelente alternativa sem glúten para substituir o uso de farinhas de grãos convencionais, por isso se tornou um ingrediente precioso. É uma das formas mais puras de amido disponíveis e além de ser livre de glúten, é isento de açúcar e não tem cheiro.

Devido à sua capacidade de adaptação, esse ingrediente é usado como espessante e ligante, além de adicionar grande umidade aos produtos. A fécula de mandioca funciona bem quando combinada com outras farinhas sem glúten e é perfeita para proporcionar crocância às massas, pães e pizzas. Outras formas de usá-la são no preparo da tapioca e crepioca ou engrossar caldos e molhos.

Na indústria de alimentos ela é útil na fabricação de pão de queijo, drops de goma, cremes, tortas, geleias, frutas em conserva, alimentos embutidos, sorvetes, fermento em pó e papinha para crianças.

Fécula de batata

Já a fécula da batata é obtida a partir da secagem e moagem das raízes da batata, o que libera o amido, resultando em um pó branco, fino e macio.

A fécula de batata tem um efeito bastante intenso de espessamento e é capaz de dar estrutura e leveza à massa, além de um sabor neutro. Também pode agir na hidratação das preparações.

É um ingrediente perfeito para encorpar diversos molhos, que permanecem sedosos e brilhantes. A fécula de batata pode ser usada ainda em uma infinidade de alimentos como sopas, creme de confeiteiro, bolos, doces, biscoitos e tortas.

Qual a diferença entre fécula e amido?

É muito comum as pessoas confundirem a fécula com o amido. Apesar de serem muito semelhantes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tem definições diferentes sobres elas.

Segundo a ANVISA, amido é o produto amiláceo obtido das partes aéreas comestíveis dos vegetais, por exemplo, as sementes. A fécula é o composto amiláceo extraído das partes subterrâneas comestíveis dos vegetais, como os tubérculos e raízes.

Para tornar mais simples: quando a goma estiver na parte comestível dos vegetais que estão acima da terra, o produto é chamado de amido. Se estiver nas raízes ou partes subterrâneas, é chamada de fécula.

Quais os benefícios para a saúde?

Além de serem isentas de glúten e aliadas em uma dieta saudável, as féculas têm outras vantagens, tais como:

O que pode ser feito com a fécula?

Já vimos que a fécula pode ser usada em diversas preparações doces e salgadas. Confira agora duas sugestões de receitas!

Pão de queijo com fécula de mandioca

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque em uma vasilha a fécula de mandioca. Leve para ferver o leite com a manteiga e o sal, depois coloque sobre a fécula de mandioca e mexa bastante. Deixe esfriar por cerca de três minutos, adicione o queijo e os ovos.

Amasse bastante até ficar uma massa uniforme e lisa. Unte as mãos com azeite, modele as bolinhas e leve ao forno a 200ºC até dourar.

Bolo rápido com fécula de batata

Ingredientes

Modo de preparo

Bata as claras em neve com uma pitada de sal e reserve. Depois bata as gemas com açúcar até ficar um creme claro e fofo. Adicione o restante dos ingredientes e misture na velocidade baixa.

Em seguida acrescente a clara em neve e mexa delicadamente com uma espátula até que a massa fique bem misturada. Coloque em uma assadeira untada e leve para assar a 160°C por cerca de 30 minutos até que o bolo fique dourado. Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima, morangos fatiados e sirva a seguir.

Como você deve ter notado não há muito mistério sobre o que é fécula. É um ingrediente prático e simples de ser usado e que nos permite preparar pratos deliciosos. Porém, não vá exagerar! Assim como outros alimentos saudáveis, as féculas são calóricas e devem ser consumidas com moderação em suas receitas!

E aí, gostou de descobrir as utilidades e benefícios da fécula? Se quiser saber mais, entre em contato conosco, teremos prazer em atendê-lo!