Super Clube Fit

Dieta para diabéticos: Alimentos, cardápios e receitas

Diabetes é uma das doenças crônicas não transmissíveis mais comuns ao redor do mundo, sendo o Brasil o quarto país com maior número de casos. A diabetes é causada pelo aumento de açúcar no sangue, a chamada hiperglicemia, e não tem apenas um fator causal.

Classificando Diabetes

Podemos fazer as seguintes classificações para os quadros de diabetes: pré-diabetes, diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.

O nível normal de açúcar no sangue é de até 99 mg/dL e para classificar um quadro de diabetes esse nível tem que ser maior do que 126 mg/dL. Logo, qualquer valor entre 99 e 126 mg/dL é considerado quadro de pré-diabetes. O pré-diabético ainda consegue reverter a situação com prática de atividade física e mudança de hábito alimentar.

Diabetes tipo 1 ocorre quando há pouca ou nenhuma liberação do hormônio insulina pelo pâncreas. A insulina é extremamente importante para a entrada de açúcar nos tecidos do corpo. Deste modo, diabéticos tipo 1 precisam tomar injeções de insulina para suprir essa necessidade. Normalmente esse diagnóstico é feito ainda na infância ou adolescência e representa 5 a 10 % dos casos de diabetes.

Já a Diabetes tipo 2 é caracterizada pela resistência à insulina e costuma surgir mais tardiamente, devido a vários fatores, como sobrepeso, sedentarismo, hábitos alimentares ruins e genética. Apesar de ser mais comum após os 40 anos de idade, a diabetes tipo 2 tem aparecido cada vez mais em crianças e adolescentes.

A diabetes gestacional, em 90% dos casos, é temporária, desaparecendo após o parto. Aparece em mulheres grávidas sem histórico de diabetes anteriormente. Para mais informações sobre diabetes gestacional, acesse: “Diabetes gestacional: O que é, sintomas, como tratar e o que comer”.

Dieta para Diabetes e Pré-Diabetes são diferentes?

Não existe diferença no tipo de dieta para pessoas diabéticas ou pré-diabéticas. A diferença encontra-se no fato de que a pré-diabetes pode ser reversível e a diabetes apenas pode ser controlada. Diversos estudos já provaram que a mudança dos hábitos alimentares sozinha, já é suficiente para reverter mais de 60% dos quadros de pré-diabetes.

A associação de diferentes mudanças pode levar a total reversão desse quadro, mudanças como:

Já para um diabético, aplicar essas mudanças não fará com que ele deixe de ser diabético, mas ajudará a controlar os níveis de açúcar em seu sangue. Mantendo assim, a diabetes controlada.

Hábitos alimentares e alimentos para diabéticos

Como já mencionamos, após diagnóstico, é preciso fazer grandes mudanças no estilo de vida em geral. Iniciar a prática de atividade física e melhorar suas escolhas alimentares são a chave para o controle da diabetes.

Então vamos listar algumas práticas recomendáveis, assim como alimentos que você deve passar longe e outros que você precisa acrescentar ao dia a dia.

Cardápio para diabéticos

No geral, a alimentação de pessoas diabéticas deve conter alimentos ricos em fibras, com baixo índice glicêmico, fonte de gorduras boas e alimentos in natura. Sendo assim, vamos ver como ficaria um dia de cardápio para um diabético:

Café da manhã

Lanche da manhã

Almoço

Lanche da tarde

Jantar

Ceia

Receitas para diabéticos

A principal mudança, como já dissemos, ocorre na alimentação, principalmente quando são preparações doces. Por isso seguem 5 receitas de preparações doces adaptadas do Livro de Receitas – Oficina Culinária do A. C. Camargo Cancer Center.

DOCE DE BATATA DOCE

Ingredientes

Modo de preparo

 MILKSHAKE CREMOSO

Ingredientes

Modo de preparo

 BOLO CREMOSO DE FUBÁ

Ingredientes

Modo de preparo

 TORTA DE FRUTAS VERMELHAS

Ingredientes

Modo de preparo

 COOKIE DE MAÇÃ COM CHOCOLATE

Ingredientes

Modo de preparo

Caso queira conferir mais receitas para diabéticos acesse nosso texto: “12 deliciosas receitas de doces para diabéticos“.

IMPORTANTE: sempre consulte um nutricionista para analisar o seu caso e assim passar um plano alimentar individualizado e exclusivo para você!

Referências:

  1. Recine, E., Nascimento, M. A. B. Guia alimentar para pessoas com Diabetes Tipo 2. 2001, Disponível em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/guia_diabetes.pdf
  2. Mahan, L. K., Escott-stump, S. Krause Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13ᵃ ed. 2013.
  3. Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018 / Organização José Egídio Paulo de Oliveira, Renan Magalhães Montenegro Junior, Sérgio Vencio. São Paulo: Ed. Clannad, 2017. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2017/diretrizes/diretrizes-sbd-2017-2018.pdf
  4. A. C. Camargo Cancer Center. Livro de Receitas – Oficina Culinária. Serviço de Nutrição e Dietética. Disponível em: https://www.accamargo.org.br/sites/default/files/2018-07/livroadulto-2016.pdf