Super Clube Fit

Como usar óleo de rícino para cabelo, sobrancelha e cílios

O óleo de rícino, que é extraído das sementes da mamona, possui vários benefícios e um deles é o seu efeito de estimular o crescimento dos fios de cabelo, sobrancelha e cílios.

Por ser rico em vitamina E e ácido graxos essenciais, além de vitaminas e minerais que auxiliam no crescimento dos fios, o óleo de rícino também ativa a circulação sanguínea, hidratando e nutrindo os fios.

Além disso, por ter alta concentração de ácido ricinoleico, o óleo de rícino é bom tanto para a pele quanto para o cabelo.

O ácido ricinoleico ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo e ajuda a repor os óleos naturais, amenizando os danos causados pelos produtos químicos agressivos usados no cabelo.

Os antioxidantes presentes no óleo de rícino também melhoram a queratina no cabelo e, dessa forma, os cabelos ficam mais fortes e resistentes às agressões no fio.

Leia o artigo: Óleo de Ricino: o que é, benefícios e como usar e saiba mais sobre esse óleo!

Óleo de rícino para sobrancelha

Para aumentar a sobrancelha

Óleo de rícino para cabelo

Como o óleo de rícino é rico em ômega-6 e ômega-9, isso favorece o volume dos fios de cabelo.

Isso ocorre porque esses ácidos graxos estimulam o couro cabeludo e os folículos pilosos (local onde os cabelos nascem), fortalecendo assim os fios.

Além disso, esses ácidos graxos também ajudam a melhorar o aspecto do fio de cabelo, pois eles selam as cutículas, impedindo que os fios fiquem com aparência ressecada e eletrizados.

Os ácidos graxos, além de selarem as cutículas, também têm a propriedade de formar uma película que impede a perda de água para o ambiente. E dessa forma, permite uma boa hidratação nos cabelos ressecados.

Para hidratação dos fios

Misturar os dois e aplicar nos cabelo lavados e úmidos. Deixar agir por 20 minutos e enxaguar em seguida.

Para o crescimento dos fios

Para umectação dos fios

A umectação é o mesmo que umedecer os fios, ou seja, é para nutrir!

Uma sugestão para melhor espalhar o óleo de rícino no couro cabeludo, uma vez que o óleo é bastante denso e viscoso, é misturar com algum outro óleo, como por exemplo o óleo de coco, o azeite de oliva ou o óleo de abacate.

Para acabar com as pontas duplas

Para controlar a queda de cabelo

O óleo de rícino tem ação contra o crescimento de micro-organismos que prejudicam a saúde do couro cabeludo e, dessa forma, pode impedir a perda de cabelos.

Se a queda de cabelo for devido à fatores genéticos, o óleo de rícino não irá curar o problema, irá apenas amenizar a queda de fios.

Para controlar a oleosidade excessiva

Uma observação importante é que se você têm muita oleosidade, não deve deixar o óleo agindo por muito tempo no couro cabeludo.

Óleo de rícino para cílios

Para o crescimento dos cílios

Como o óleo de rícino é bastante espesso, a melhor maneira de aplicá-lo é usando o pincel da máscara de cílios que já acabou.

Pegue a embalagem de máscara de cílios e encha com água morna e enxague. Depois coloque shampoo neutro e enxague novamente até ficar limpa.

Espere a embalagem secar para poder colocar o óleo de rícino dentro.

É importante não misturar o óleo de rícino com qualquer outra maquiagem, use somente na máscara de cílios.

E não use quando for sair ao sol, por isso o ideal é usar na hora de dormir.

Também pode ser usado na barba

O óleo de rícino também pode ser usado na barba, tanto para hidratar quanto para fortalecer e estimular o crescimento dos pelos faciais.

Contraindicação

O uso do óleo de rícino é contraindicado principalmente às gestantes, lactantes e também às pessoas que possuam doenças intestinais graves. Também é contraindicado à crianças menores de 12 anos.

Leia também: Vitaminas para o cabelo para crescer ou evitar a queda: saiba quais são!