A farinha de coco, além de muito saborosa, é uma ótima opção saudável para ser incluída no nosso dia a dia. Isso porque atribui uma maior quantidade de fibras na nossa rotina, bem como todos os benefícios provenientes delas.
A farinha de coco pode ser comprada já pronta para consumo, estando disponível nas versões de farinha de coco branca pura e farinha de coco com casca.
Outra opção é produzir a nossa própria farinha. Mas como fazer farinha de coco?
Fazendo a farinha de coco em casa
Não são muitos processos, tornando essa receita relativamente fácil. Mas vale a pena prestar atenção em todas as etapas para que sua farinha seja sensacional! Então vamos lá!
Escolhendo o coco
É muito importante saber escolher o coco que você irá utilizar. Para isso, selecione um coco seco que esteja com a casca sem perfurações nem partes mofadas, e que, ao agitar, você consiga identificar a existência de água no interior da fruta. Nunca escolha um coco que não tenha essa água, pois isso significa que ele não está fresco.
Abrindo o coco
Pensar em abrir um coco pode ser intimidador para muitas pessoas, mas na verdade não é tão difícil assim.
O coco possui três orifícios na sua casca. Com a ponta dos dedos, aperte-os até que encontre o mais macio. Feito isso, fure-o com a ponta de uma faca e retire toda a água.
Coloque o coco em uma assadeira e leve ao forno a 200°C para assar durante uns 20 minutos, ou até que se forme rachaduras na superfície da fruta.
E agora vem a parte divertida! Com um martelo, dê algumas batidas em toda a superfície do coco, para que a polpa descole da casca. Fazendo isso, bata com mais força com o martelo, até que o coco se despedace. Lave os pedaços em água corrente e depois pique-os com uma faca.
O “leite” do coco
Como em qualquer farinha, por ser um produto bem seco, é necessário extrair toda a parte aquosa do alimento. Então, primeiro deve-se produzir o “leite” do coco, para que o resíduo restante dê origem à nossa farinha.
Coloque o coco em uma panela e adicione água o suficiente até cobrir todos os pedaços da fruta. Leve ao fogo e deixe até que ferva. Desligue o fogo, espere amornar e transfira tudo para um liquidificador. Bata bem.
Para filtrar, você pode utilizar um tecido voil, ajustando-o à uma jarra ou qualquer outro recipiente de sua escolha para guardar o “leite” de coco. Assim, transfira o conteúdo do liquidificador pelo tecido e aperte bem para que todo o líquido seja extraído e sobre somente o resíduo.
Pronto! Seu “leite” de coco está pronto e você pode utilizá-lo em diversas receitas. Armazene-o em geladeira de 3 a 5 dias.
Finalizando a farinha de coco
Para transformar o resíduo do “leite” de coco em farinha de coco, leve-o em uma panela ao fogo baixo, por cerca de 20 minutos, mexendo constantemente até que seque bem e doure.
E está pronta a sua farinha de coco! Agora é só aproveitar desse incrível ingrediente em sua rotina.