Se você está precisando daquela mãozinha para emagrecer, talvez seja a hora de prestar atenção em uma flor chamada hibisco.
Quando consumida, ela alivia a retenção de líquidos, favorece a redução de gorduras e ajuda a melhorar a pressão arterial e o colesterol do nosso organismo.
Quer saber como?
Confira, a seguir, como o chá de hibisco pode ajudar a emagrecer e ser o aliado ideal para você perder aqueles quilinhos que insistem em não querer ir embora.
Siga conosco e boa leitura!
O chá de hibisco
O chá é preparado com o “cálice” do botão da flor de hibisco — aquela parte bulbosa na base da flor.
A flor não pode ser fresca, devendo ser utilizada apenas seca para a preparação da bebida.
Além disso, o hibisco usado para fazer o chá não é a mesma flor que plantamos nos jardins.
É usada uma variedade única e especial, chamada Hibiscus Sabdariffa.
A flor que usamos para decoração é a Hibiscus rosa-sinensis, uma outra espécie completamente diferente, que não possui as mesmas propriedades.
Você pode encontrar o hibisco em diversas formas, como o desidratado, a farinha de hibisco (que pode ser acrescentada em receitas, como em uma panqueca ou bolo) ou em pó, que é solúvel e pode ser misturado em vitaminas, shakes, sucos ou, até mesmo, na água.
Portanto, nada de arrancar as pobres florzinhas dos seus vasos!
O ideal é procurar uma loja especializada que tenha a flor correta e ideal para o consumo.
Resumo:
Para o preparo do chá de hibisco, deve ser usada na forma seca. Porém, existe também a farinha e o pó, muito utilizados em receitas.
Como ele atua no emagrecimento
O chá de hibisco reduz a adipogênese, que é o processo pelo qual nosso corpo produz células de gordura.
O tempo todo, nosso organismo está usando os alimentos que ingerimos para produzir carboidratos e gordura, que serão usados como energia.
Portanto, para emagrecer, devemos gastar mais energia do que produzimos e forçar o corpo a gastar essas reservas calóricas, que ficam acumuladas em forma de gordura localizada.
Logo, consumir o chá diariamente fará com que o seu corpo acumule menos gordura a longo prazo, contribuindo para a perda de peso sem provocar a perda de massa magra (músculos).
No entanto, esse chá pode fazer muito mais do que isso.
Resumo:
O chá de hibisco ajuda a evitar que nosso corpo produza células de gordura. Consumir o chá diariamente fará com que o seu corpo acumule menos gordura a longo prazo, contribuindo para a perda de peso saudável.
Outros benefícios do chá de hibisco
1. Redução do colesterol ruim
É cientificamente comprovado que o chá de hibisco contribui para a diminuição do LDL — o colesterol ruim —, e ainda estimula o aumento do HDL, conhecido como o colesterol bom.
A diminuição do LDL age diretamente na produção de gordura do nosso corpo. Portanto, um colesterol ruim baixo é igual a menos gordura em nosso organismo!
2. Propriedades diuréticas
O chá de hibisco diminui a retenção de líquidos no organismo, reduzindo o inchaço que esses líquidos presos no corpo causam.
É uma maneira de diminuir o manequim a curto prazo, pois o efeito diurético acontece rapidamente.
Além disso, aquele desconforto chato — resultado desse inchaço — também vai embora.
Mas lembre-se de beber bastante água para não se desidratar!
3. Rico em Antioxidantes
Antioxidantes são moléculas que ajudam a combater compostos chamados radicais livres, que causam danos às células.
O chá de hibisco é rico em poderosos antioxidantes e pode, portanto, ajudar a prevenir danos e doenças causadas pelo acúmulo de radicais livres.
4. Pode ajudar a baixar a pressão arterial
Um dos benefícios mais impressionantes e bem conhecidos do chá de hibisco é que ele pode reduzir a pressão arterial .
Com o passar do tempo, a pressão alta pode causar uma pressão extra no coração e enfraquecer. A hipertensão também está associada a um risco aumentado de doença cardíaca ( 3 ).
5. Pode ajudar a diminuir os níveis de gordura no sangue
Além de reduzir a pressão arterial, alguns estudos descobriram que o chá de hibisco pode ajudar a reduzir os níveis de gordura no sangue, que são outro fator de risco para doenças cardíacas.
6. Pode melhorar a saúde do fígado
Desde a produção de proteínas até a secreção de bile e a quebra de gordura, seu fígado é essencial para sua saúde geral.
Curiosamente, estudos mostraram que o hibisco pode promover a saúde do fígado e ajudar a mantê-lo funcionando de forma eficiente.
7. Contém compostos que podem ajudar a prevenir o câncer
O hibisco é rico em polifenóis , compostos que demonstraram ter poderosas propriedades anticancerígenas.
8. Poderia ajudar a combater as bactérias
Bactérias são microrganismos unicelulares que podem causar uma variedade de infecções, desde bronquite a pneumonia até infecções do trato urinário.
Além de ter propriedades antioxidantes e anticancerígenas, alguns estudos em tubo de ensaio descobriram que o hibisco poderia ajudar a combater infecções bacterianas.
Resumo:
Outros benefícios do chá de hibisco são redução do colesterol ruim, reduzir a retenção de líquidos, é rico em antioxidantes, pode ajudar a baixar a pressão arterial, a diminuir os níveis de gordura no sangue, a melhorar a saúde do fígado, a combater as bactérias e contém compostos que podem ajudar a prevenir o câncer.
Como fazer o chá de hibisco
Para fazer o seu chá de hibisco, é preciso seguir alguns passos para garantir que as propriedades da flor não se percam no processo.
Não é nada complicado!
- Coloque a água para aquecer e lembre-se de desligar o fogo assim que ela começar a ferver. Assim ela estará na temperatura ideal para liberar suas substâncias sem perder nada devido ao excesso de calor da água;
- Utilize duas colheres de sopa de hibisco para cada litro de água;
- Espere 10 minutos e o chá está pronto!
Lembrando que o consumo de hibisco não é indicado para pessoas com problema de pressão baixa e, no caso das mulheres, durante a gravidez e o período menstrual, pois pode causar alterações hormonais.
Resumo:
Saboroso e fácil de fazer. Além de sua infinidade de possíveis benefícios para a saúde, o chá de hibisco é delicioso e fácil de preparar em casa. Basta adicionar flores de hibisco secas a um bule de chá e despeje água fervente sobre elas. Deixe em infusão por cinco minutos, depois coe, adoeça se desejar e aproveite.
Já tomou o chá de hibisco? Conta pra gente o que achou dos resultados nos comentários!
Referências:
- CHANG, H.C., PENG, C.H., YEH, D.M., KAO, E.S., WANG, C.J. Hibiscus sabdariffa extract inhibits obesity and fat accumulation, and improves liver steatosis in humans.Food Funct. 2014 Apr;5(4):734-9. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24549255
- LAWES, C.M., BENNETT, D.A., LEWINGTON, S., RODGERS, A. Blood pressure and coronary heart disease: a review of the evidence. Semin Vasc Med. 2002 Nov;2(4):355-68. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16222626
- MOZAFFARI-KHOSRAVI, H., JALALI-KHANABADI, B.A., AFKHAMI-ARDEKANI, M., FATEHI, F. Effects of sour tea (Hibiscus sabdariffa) on lipid profile and lipoproteins in patients with type II diabetes. J Altern Complement Med. 2009 Aug;15(8):899-903. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19678781