Super Clube Fit

Benefícios do Kiwi para o seu corpo e saúde

Uma fruta que vem sendo cada vez mais consumida, tanto pelo seu sabor único quanto por sua praticidade, é o kiwi. Um alimento super refrescante e que cabe perfeitamente nos seus lanches entre as refeições e também em suas sobremesas.

Com um teor grande de água em sua composição e uma polpa muito suculenta, essa fruta traz diversos benefícios para a saúde! Vamos conhecer?

Kiwi e seus benefícios para a saúde

Além de conter um bom teor de água em sua composição e, assim, ajudar na hidratação diária, ainda estão presentes no kiwi:

Kiwi Gold ou Kiwi Comum

Existem algumas variações de kiwi no mercado. No Brasil, as mais encontradas são: a versão com polpa verde (o kiwi comum) e com polpa amarela (o kiwi gold).

Os dois apresentam muitas qualidade nutricionais, vale revezar sempre!

Os benefícios de ambas as versões são inúmeros como já citamos, no entanto, o kiwi gold apresenta maior teor de vitamina C e a presença de carotenóides, compostos antioxidantes importantes para proteger nossas células das ações prejudiciais dos radiciais livres.

Já o kiwi comum, por conter mais teor de clorofila (pigmento responsável por gerar a cor verde da fruta), também é um ótimo alimento antioxidante!

Normalmente, o kiwi gold é mais doce quando comparado ao kiwi comum, o qual costuma ser levemente azedo. Existe também uma diferença grande no preço dos dois tipos, sendo que o kiwi gold é normalmente mais caro.

Calorias do Kiwi e utilização na dieta

O kiwi contém poucas calorias por porção e apresenta carga glicêmica baixa (quantidade de açúcar natural do alimento capaz de elevar o açúcar no sangue) e é muito querido pelos adeptos de dietas por esse motivo, afinal, nada melhor do que consumir um alimento gostoso e com baixas calorias!

A cada 100g da fruta (cerca de 2 unidades pequenas), temos em média 51-65 calorias, variando de acordo com o tipo de kiwi.

Entenda mais sobre índice e carga glicêmica dos alimentos aqui!

Ainda, sobre a sua utilização na dieta, dependendo dos seus hábitos alimentares, o kiwi pode ser consumido no café da manhã, nos lanches entre as principais refeições ou, ainda, como sobremesa. Em todas essas ocasiões, a fruta pode estar em sua forma in natura ou como ingrediente de diversas receitas culinárias.

Separamos algumas para você testar em casa!

Receitas de Vitaminas e Sucos com Kiwi

1. Suco de Kiwi com Morango

Ingredientes: 

Modo de preparo: Bater os ingredientes no liquidificador ou mixer e consumir ainda gelado.

2. Suco Verde com Kiwi

Ingredientes: 

Modo de preparo: Descascar e picar as frutas e a couve. Bater todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e consumir ainda gelado.

3. Suco Amarelo com Kiwi

Ingredientes: 

Modo de preparo: Descascar o kiwi e o gengibre, retirar a polpa do maracujá e bater os ingredientes no liquidificador ou mixer e consumir ainda gelado.

4. Vitamina de Kiwi com Morango

Ingredientes: 

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e consumir ainda gelado.

5. Geleia de Kiwi

Ingredientes: 

Modo de preparo: Deixar as uvas passas de molho por 30 minutos em 100 ml de água morna e adicionar todos os ingredientes em uma panela. Deixar cozinhar em fogo baixo até atingir ponto de geleia. Deixar esfriar e armazenar em pote de vidro fechado na geladeira. Dura em média 15 dias.

Referências:

  1. Tabela brasileira de composição dos alimentos – TACO. Campinas, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf
  2. LOPEZ-SOBALER, Ana M.; APARICIO VIZUETE, Aránzazu  y  ORTEGA ANTA, Rosa Maríaa. Nutritional and health benefits associted with kiwifruit consumption. Nutr. Hosp. [online]. 2016, vol.33, suppl.4, pp.21-25. ISSN 1699-5198. Disponível em: http://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S0212-16112016001000006&script=sci_abstract&tlng=en
  3. BIANCHI M. L. P, ANTUNES L. M. G. Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta. Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Av. do Café, s/n., 14040-903, Ribeiro Preto, SP. Rev. Nutr., Campinas, 12(2): 123-130, maio/ago., 1999. Disponível em: https://0bab2940-a-62cb3a1a-s-sites.googlegroups.com/site/anatomiapatologicaugf/artigos-de-revisao/RADICAISLIVRESEOSPRINCIPAISANTIOXIDANTESDADIETA.pdf?