Sabe aquele inchaço que as vezes a gente sente e não sabe o que fazer para amenizar?
Esse inchaço que causa um baita mal estar, normalmente aparece por causa da retenção de líquidos, e pode ser causado por inúmeros fatores, como TPM, baixa ingestão de fibras e água, excesso de ingestão de bebidas alcoólicas, entre outros!
Neste post faremos uma lista, com alguns alimentos, chás e sucos que são potencialmente anti-inflamatórios, antioxidantes e diuréticos, e que vão te ajudar a diminuir essa sensação chata de “balão”.
Alimentos que combatem o inchaço
Em primeiro lugar, avalie o consumo diário de água!
Se você não estiver consumindo aqueles 2L de água por dia, você deveria começar por eles. Com certeza já vai notar diferença…
Pimenta-caiena
Caiena, jalapeño, habanero. As pimentas aceleram o metabolismo e também oferecem antioxidantes e ação anti-inflamatória – ótimo para reduzir o inchaço.
Iogurte
O bom funcionamento do intestino é apenas um dos benefícios oferecidos ao nosso organismo pelos probióticos — bactérias do bem (entre elas, Bifidobacterium e Lactobacillus) que são mantidas vivas durante todo o processo de digestão e, com isso, ajudam a recompor a microbiota, prevenindo infecções intestinais e reforçando as nossas defesas.
Elas também ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar a absorção de vitaminas do complexo B, além de amenizar os sintomas de sensibilidade à lactose.
Para aumentar a dose diária de probiótico na sua dieta, que tal trocar a sobremesa açucarada por uma taça de iogurte com frutas?
Gengibre
São duas as substâncias responsáveis pela ação termogênica dessa raiz: gingerol e sogaol. Além de ter ação antioxidante e anti-inflamatória, o gengibre impede a formação de gases. Pode ser consumido até para combater o enjoo.
Como usar: fresco ou em pó, a recomendação é que seja ingerido de 3 a 5g por dia!
Limão
O limão é rico em vitamina C, que é uma das vitaminas antioxidantes mais importantes, o que ajuda a desinflamar o corpo e assim reduz a sensação de inchaço!
Além disso, o consumo regular de limão favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo, facilitando a perda e a manutenção do peso.
O intestino também passa a funcionar de maneira mais regular, e o fígado trabalha melhor.
Um truque bacana para aqueles dias em que a vontade de comer doce estiver incontrolável, é espremer um limão em 1L de água gelada, se você tiver água com gás melhor ainda!
Alho
Ótima arma contra as células cancerígenas, também estimula o detox no organismo. Além disso, o alimento possui alicina, substância antifúngica que reduz o colesterol e a pressão arterial. Dica para deixá-lo mais poderoso: consuma cru.
Melancia e melão
Carregada de fibras e água, desincha e limpa o organismo. Para oferecer um efeito diurético ainda mais eficiente, você pode bater a fruta com as sementes e coar o suco.
Já o melão é composto de 80% de água e hidrata mesmo quando consumido aos pedaços. Se você preferir transformá-lo em bebida vá em frente, mas evite coar para não eliminar as fibras, que garantem o poder da fruta em eliminar toxinas e a desinchar, o que ajuda muito na conquista de uma barriga mais lisinha.
Canela
A canela controla os níveis de açúcar no sangue e ainda auxilia “combatendo” o acúmulo de gordura no organismo, facilitando o processo de emagrecimento.
Esse alimento auxilia na melhora dos níveis de colesterol e triglicerídios. Os diabéticos também são beneficiados com o uso desse alimento, uma vez que estudos comprovaram a eficácia da canela como auxiliar no tratamento de diabetes tipo 2, já que ela agiria melhorando a resposta à insulina.
A canela é utilizada na medicina de países orientais para o tratamento de diversos males, como dores de cabeça, inflamações, perda de memória, artrite, problemas renais, entre outros.
Além disso, é um alimento pobre em calorias, possuindo cerca de 5 a 6 calorias por colher de chá.
Por outro lado é fonte de muitos nutrientes, como cálcio, vitaminas A, B1, B2 e B6, iodo, ferro, magnésio, fósforo e gordura monoinsaturada (gordura boa).
Muito saborosa, é um alimento benéfico para sua saúde e que, com certeza, não pode faltar no cardápio de quem opta por uma alimentação mais saudável.
Cravo da índia
Em uma dieta a preocupação principal não deve ser apenas emagrecer, mas também perder peso com saúde.
Sendo assim, é necessário inserir no cardápio alimentos que, além de ajudarem na perda de peso, também ofereçam benefícios à saúde – e o cravo-da-índia se encaixa perfeitamente nessa categoria.
Além da culinária, o cravo também é utilizado devido a suas inúmeras propriedades, tais como:
- Analgésico e antisséptico;
- Acelera o metabolismo;
- Antioxidante;
- Antisséptico bucal;
- Contribui para o bom funcionamento da tireoide;
- Auxilia no controle do colesterol, etc.
Vale ressaltar que remédios à base de cravo devem ser evitados por mulheres grávidas, pois provocam contrações uterinas.
Também deve ser evitado o seu uso exagerado e sua aplicação em zonas mucosas irritadas.
Chás e sucos que ajudam a reduzir o inchaço
As sugestões abaixo combinam ingredientes antioxidantes, anti-inflamatórios, termogênicos e diuréticos. Portanto, vale ressaltar que:
- você não deve substituir o consumo de água por nenhuma das sugestões listadas abaixo, e;
- não é porque são ingredientes naturais que o consumo inadequado não pode trazer riscos, então consuma-os com moderação, sempre associados a demais hábitos saudáveis e para uma orientação mais específica e eficaz, consulte um nutricionista ou médico!
Suco detox refrescante
Ingredientes:
- 2 folhas de couve;
- 3 colheres de sopa de suco de limão;
- 2 rodelas de abacaxi;
- 7 folhas de hortelã.
Modo de preparo:
Lave bem as folhas de couve e de hortelã, descasque o abacaxi e corte-o em pedaços pequenos. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Sirva.
Além de aliviar o calor, esse suco tem na sua composição o abacaxi, uma fruta rica em vitaminas C, A e B1, além de magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras e bromelina.
Junto com o limão, também rico em vitamina C, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e no combate de aos radicais livres!
Suco detox vermelho
Ingredientes:
- 2 fatias de melancia s/ semente;
- 4 morangos;
- 1 ramo de hortelã;
- gengibre a gosto.
Modo de preparo:
Lave bem as folhas de hortelã, descasque a melancia e corte-a em pedaços retirando as sementes. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Sirva.
Uma dica é ralar o gengibre para acrescentar mais sabor.
O morango e a melancia são frutas de baixo teor calórico. A hortelã, além de uma excelente planta aromatizante, traz sabor e refrescância ao suco detox. Tem benefícios pouco conhecidos como, por exemplo, ajuda no controle dos níveis de colesterol, age contra verminoses intestinais e fortalece o sistema imunológico e respiratório.
Suco detox “solar”
Ingredientes:
- 3 laranjas;
- 4 folhas de couve;
- meia cenoura crua (sem casca);
- ¼ de mamão papaya;
- ¼ de maçã.
Modo de preparo:
Lave bem as folhas de couve, descasque a laranja e corte-a em pedaços pequenos retirando as sementes. Faça o mesmo com o mamão. Corte a cenoura, ou se preferir rale. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador.
A cenoura é rica em vitamina A e antioxidantes, fortalece o sistema imunológico, protege a visão e previne o envelhecimento precoce da pele.
Além disso, a combinação com o mamão, maçã e couve proporciona uma boa densidade de fibras que auxiliam o trânsito intestinal, sendo portanto uma excelente opção para indivíduos que tenham o intestino mais “preguiçoso”.
Suco detox energético
Ingredientes:
- 1 beterraba pequena;
- Suco de meio limão;
- 1 maçã pequena;
- 1 cenoura pequena;
- gengibre a gosto;
- 200 ml de água filtrada.
Modo de preparo:
HIgienize e corte as frutas e os legumes. Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador. Sirva.
Rica em diversas vitaminas e minerais, a beterraba acrescenta ao suco primavera diversos benefícios, principalmente ao sistema vascular e cardíaco.
Esse suco traz uma ótima combinação de fibras, ajudando na sensação de saciedade e no funcionamento do intestino.
Suco verde (detox)
Ingredientes:
- 3 folhas de couve;
- meio pepino;
- gengibre a gosto;
- suco de 1 limão;
- 150 ml de água.
Modo de preparo:
Lave bem as folhas de couve, descasque o pepino e corte-o em pedaços pequenos. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Sirva.
Suco detox de ameixa e abacaxi
Ingredientes:
- 1 ameixa-preta seca;
- 2 fatias de abacaxi;
- 3 folhas de hortelã;
- 1 copo (200 ml) de água de coco;
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada.
Modo de preparo:
Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba imediatamente sem coar.
A semente de linhaça é rica em ômega 3 que é um excelente anti-inflamatório, além disso, auxilia a modular os níveis da gordura “boa” (HDL) e “ruim” (LDL), reduzindo as chances de doenças cardiovasculares.
Já a ameixa preta é uma excelente fonte de fibras e sais minerais, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico por ser fonte de vitamina C, além de manter a pele saudável e auxiliar na coagulação sanguínea.
Suco detox de erva cidreira e abacaxi
Ingredientes:
- 150 ml de água de coco;
- meia xícara de abacaxi picado;
- meia xícara de chá de erva-cidreira;
- adoçante, se necessário.
Modo de preparo:
Corte o abacaxi em pequenos pedaços. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Se achar necessário adoçar utilize, preferencialmente, xilitol ou stévia.
A erva cidreira é um poderoso antioxidante, uma vez que em sua composição estão presentes diversos fitoquímicos, como polifenois, taninos, flavonoides, além do ácido rosmarínico.
Essas propriedades ajudam a combater os radicais livres evitando o envelhecimento celular, e de certa forma, reduzindo as chances de desenvolver algumas doenças.
Chá Desinchá
Este é um produto pronto, vendido em sachê, e que combina 8 ingredientes que atuam como anti-inflamatórios e diuréticos. São eles: chá verde, carqueja, mate verde, hortelã, gengibre, guaraná, sálvia e alecrim.
Pra quem procura maior praticidade essa é uma excelente opção!
Chá de especiarias
Ingredientes:
- 1 punhado de cravo-da-índia;
- 3 canelas em pau;
- 3 colheres de sopa de gengibre ralado;
- 1 litro de água filtrada.
Modo de preparo:
Ferva a água junto com o cravo e a canela por 5 min e desligue o fogo em seguida. Coloque o gengibre ralado e deixe descansar por 5 min. Coe. Pode consumir quente ou gelado.
Uma sugestão é preparar chá verde e adicionar o preparado com as especiarias!
Chá de Hibisco e Cavalinha
Ingredientes:
- 1 litro de água;
- 2 colheres de sopa de chá de hibisco seco (ou 2 saches);
- 1 colher de sopa de cavalinha.
Modo de preparo:
Leve a água ao fogo. Assim que levantar fervura adicionar o hibisco e a cavalinha. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe em seguida.
Você pode prepara-los e consumi-los separadamente. Uma dica para os dias de calor é fazer o chá de hibisco bem concentrado e diluir com água com gás gelada!
Chá Termogênico de Canela
Ingredientes:
- 1 litro de água;
- 2 colheres (sopa) de gengibre em pedaços ou ralado;
- 3 pauzinhos de canela;
- Adoçante (opcional).
Modo de preparo:
Adicione os ingredientes na água e deixe ferver bem. Coloque o adoçante na hora de servir. Se preferir, adicione gotas de limão.
Chá de gengibre com maçã, cravo e canela
Ingredientes:
- 2 rodelas de gengibre;
- Casca de 1 maçã;
- Canela em pau a gosto;
- 2 cravos;
- 400ml de água.
Modo de preparo:
Corte 2 rodelas grossas de gengibre. Higienize a maçã e descasque (se puder, preferencialmente utilizar a casca de uma maçã orgânica), reserve a casca. Em um recipiente ferva a água com a canela, gengibre e os cravos. Após levantar fervura adicione a casca da maçã e abafe por 15 minutos.
Leia também: Dietas com chás e seus benefícios!
Referências:
- Marques L. E-book: Alimentos termogênicos e receitas para a dieta dukan. 2015. Disponível em: http://cienciadotreinamento.com.br/wp-content/uploads/2017/12/ALIMENTOS-TERMOG%C3%8ANICOS-E-RECEITAS-PARA-A-DIETA-DUKAN.pdf;
- Aguiar, A. V. et al. Principais termogênicos naturais e sua ação na prevenção e tratamento da obesidade. Disponível em: https://even3.azureedge.net/anais/41077.pdf;
- Muraro, C. R., Saldanha, R.P. Uma revisão de literatura sobre o uso de termogênicos e seus efeitos no organismo. R. Perspect. Ci. e Saúde 2016;1(1): 85-96.