O seu bebê está crescendo e uma nova fase está prestes a iniciar na vida dele: a introdução alimentar!
Até os 6 meses de idade o leite materno é o alimento ideal para a criança, pois oferece tudo o que ela precisa para crescer e se desenvolver, sem a necessidade de nenhum outro alimento, nem mesmo a água.
Além disso, através do leite materno, a criança entra em contato com os sabores das comidas consumidas pela mãe, o que facilita a aceitação dos alimentos que passará a receber. Fantástico não?!
Por isso, ter uma alimentação saudável durante a gravidez e a amamentação são fatores muito importantes, não só para a saúde da mãe, como para a saúde do bebê!
A alimentação nos primeiros 1000 dias do bebê, que corresponde ao período entre a concepção até os 2 anos de idade, têm uma importância imensa na saúde deste indivíduo até a vida adulta. Com o aumento acelerado do peso e da altura da criança, além do desenvolvimento de novas habilidades que está aprendendo a cada dia, outros alimentos passam a ser necessários para suprir as suas necessidades.
Sabores, cores e texturas serão apresentados à criança e isso fará parte de um novo mundo!
Qual é a melhor forma oferecer os novos alimentos ao bebê?
Há muitas formas de iniciar a oferta de novos alimentos ao bebê:
- Através da introdução alimentar tradicional, quando as refeições são oferecidas à criança em textura de papinha e ela recebe estes alimentos de forma passiva;
- Através do método BLW (Baby-Led Weaning) onde o bebê tem autonomia para escolher o que vai comer e quanto vai comer a partir dos alimentos que lhe são apresentados;
- Através da introdução alimentar participativa, onde ocorre um mix dos dois últimos métodos e o bebê tem participação ativa no momento de se alimentar, mesmo que estes alimentos sejam oferecidos pelos pais ou cuidadores, que o auxiliam motoramente e intermediam as suas preferências.
E qual é o melhor método?
Neste caso, não há certo ou errado, o melhor método será aquele que se encaixar melhor na rotina da família, e na forma como se relacionam com a comida.
Quando as papinhas são oferecidas é importante que tenham consistência espessa desde o início, pois quando os alimentos cozidos que compõe a papinha são liquidificados não estimulam a mastigação e podem atrapalhar a alimentação da criança que irá evoluir ao longo dos meses.
Além disso, quanto mais líquida estiver a papinha menor será a sua densidade calórica, ou seja, menos energia ela irá fornecer para o seu bebê, prejudicando a sua nutrição e ganho de peso adequado.
A composição da papinha ideal + dicas práticas
Quando o seu bebê começar a se alimentar através de outros alimentos, além do leite materno, é interessante que cada novo alimento seja experimentando separadamente, assim ele saberá qual é o gosto da cenoura, da beterraba ou da batata doce, por exemplo…
Possibilitar que a criança pegue, cheire e prove pequenas quantidades de diversos alimentos neste início desperta a curiosidade do bebê, e permite que todos os sentidos sejam explorados.
O termo “papa salgada” vem sendo utilizado por muitos anos para designar as primeiras refeições preparadas para as crianças na introdução alimentar. No entanto, em 2017, a Sociedade Brasileira de Pediatria em acordo com o Ministério da Saúde, recomendou que o termo fosse substituído por “papa principal” ou “comida de panela”, já que o sal não é primordial nos alimentos do bebê.
Lembre-se: para preparar uma papinha nutritiva, equilibrada e saborosa, procure incluir alimentos de diversos grupos alimentares na receita, garantindo a presença de todos os nutrientes essenciais ao crescimento e desenvolvimento da criança.
A seguir confira opções de alimentos de cada grupo para compor a papa principal:
– Cereais, tubérculos ou massas: arroz, macarrão, batata inglesa, batata doce, batata baroa (mandioquinha), mandioca, cará, inhame, milho.
– Legumes e verduras: abóbora, couve-flor, brócolis, cenoura, almeirão, acelga, espinafre, escarola, berinjela, chuchu, couve manteiga, quiabo, vagem, tomate.
– Leguminosas: feijões, ervilha, grão de bico, lentilha, fava, soja.
– Proteína animal: carnes magras como patinho, músculo, coxão mole ou filé mignon, frango, peixe e ovos.
Algumas papinhas podem ser elaboradas sem a proteína animal, acrescentando as leguminosas, que são fontes de proteína vegetal, um cereal e legumes/verduras.
- Cozinhe em panelas que não liberam compostos químicos ou metais pesados durante o aquecimento, como as panelas de aço inox ou ferro, e armazene a papinha em potes de vidro ou plástico livre de bisfenol-A.
- Dê preferência aos alimentos orgânicos ou aos alimentos provenientes de agricultura familiar, que além de mais sustentáveis, geralmente utilizam menos ou nenhum agrotóxico.
- Prefira cozinhar os alimentos no vapor ou aproveite o líquido do cozimento dos legumes na papinha para preservar os nutrientes dos alimentos nele contidos.
- Utilize apenas temperos naturais, de preferências frescos e em pequenas quantidades. Opte pelos temperos com sabor mais suave como a salsinha ou o manjericão, para deixar a papinha mais agradável, sem mascarar o sabor de cada alimento.
- O sal não é necessário na introdução alimentar!
- Finalize a papinha com um fio de azeite de oliva para acrescentar uma gordura de boa qualidade e deixá-la ainda mais saborosa.
12 receitas de papinhas salgadas super nutritivas para o seu bebê
Nesse momento tão especial você quer oferecer o melhor para o seu bebê, mas às vezes na correria do dia a dia surge aquela dificuldade de diversificar os sabores e combinações das papas principais.
Por isso, selecionamos 12 receitas maravilhosas de papinhas salgadas para você deixar seu bebê saudável e feliz:
Papinha de mandioquinha, agrião e músculo
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de mandioquinha cortada em cubos pequenos
- 150g de músculo
- 1 cenoura pequena ralada
- 1 colher de chá de cebola picada
- 1 fio de azeite
- 1 dente de alho
- Salsinha
- 1 ramo de agrião
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente a mandioquinha e a cenoura. Acrescente o músculo e deixe cozinhar até que todos os alimentos fiquem bem macios. Amasse todos os alimentos com um garfo. Higienize e pique a salsinha e o agrião bem pequenininho e sirva sobre o prato de papinha.
Papinha de carne, fubá, cenoura e couve manteiga
Ingredientes:
- 1 colher (de sobremesa) de óleo vegetal
- 1 colher (de chá) de cebola picada
- 2 colheres (de sopa) de carne moída
- 2 colheres (de sopa) de fubá
- ½ cenoura pequena picada em cubos
- 2 colheres (de sopa) de couve manteiga picada
- ½ xícara (de chá) de água filtrada
Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a cenoura e cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Acrescente a água fria e o fubá. Deixe cozinhar, sem parar de mexer até que o caldo fique encorpado. Junte a couve e cozinhe por mais 5 minutos. Se necessário, acrescente mais água. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.
Papinha de frango, abóbora, macarrão, ervilha e couve-flor
Ingredientes:
- 1 colher (de sobremesa) de óleo vegetal
- 2 colheres (de sopa) de frango cortado em cubos pequenos
- 1 colher (de chá) de cebola picada
- 3 colheres (de sopa) de abóbora picada
- 1 colher (de sopa) de macarrão para sopa
- 2 colheres (de sopa) de ervilha fresca
- 2 colheres (de sopa) de couve-flor picada
Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o frango. Acrescente em seguida a abóbora, a ervilha e o macarrão. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a couve-flor e cozinhe por mais 5 a 10 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.
Papinha de batata, abobrinha e ovo
Ingredientes:
- 1 batata
- 1 colher (de chá) de cebola picada
- 1/2 unidade de abobrinha ralada
- 1 ovo
- Azeite
- Salsinha a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, refogue com azeite a cebola, a batata e a abobrinha. Cubra com água e cozinhe até a batata e a abobrinha estarem bem macias e com um pouco de caldo. Acrescente o ovo já cozido e amassado. Amasse todos os ingredientes com um garfo, finalize com a salsinha e sirva.
Papinha de frango, cará e cenoura
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de cebola picada em cubos
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres (de sopa) de peito de frango picado
- 1 cará médio (150 g) cortado em rodelas
- 1 cenoura pequena picada em cubos
- Azeite de oliva extra-virgem
Modo de preparo:
Em uma panela pequena, aqueça o azeite e refogue rapidamente a cebola, o alho e o frango. Acrescente o cará e a cenoura picados, acrescente dois copos de água (400 ml). Coloque a tampa. Deixe cozinhar até que os ingredientes estejam macios. Desfie o frango, amasse tudo com o garfo. Se necessário, acrescente mais água.
Papinha de carne moída, abóbora, feijão e brócolis
Ingredientes:
- 1 colher (de sobremesa) de óleo vegetal
- 1 colher (de chá) de cebola picada
- 2 colheres (de sopa) de carne moída
- 2 colheres (de sopa) de feijão carioca cozido com caldo
- 1 colher (de sopa) de macarrão para sopa
- 3 colheres (de sopa) de abóbora picada em cubos
- 2 colheres de sopa de brócolis picados
Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a abóbora e o macarrão. Cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte o feijão e o brócolis e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.
Papinha de carne, ervilha, batata inglesa e beterraba
Ingredientes:
- 1 pedaço médio de carne vermelha magra (patinho, coxão mole ou filé mignon)
- 4 colheres (de sopa) de ervilha
- 3 batatas inglesas pequenas
- 2 beterrabas médias
- 2 colheres (de sopa) de cebola picada
- 2 dentes de alho
- Um fio de azeite
- Água filtrada
Modo de preparo:
Corte a carne em cubos grandes. Descasque a batata e a beterraba e, depois, lave as ervilhas. Em uma panela coloque o azeite e refogue a cebola e o alho, acrescente a carne e grelhe um pouco. Junte todos os ingredientes, acrescente água e deixe ferver até estarem cozidos. Depois, desfie a carne ainda quente e amasse a batata, a beterraba e as ervilhas com o garfo. Misture todos os ingredientes e sirva.
Papinha de berinjela e peixe com grão de bico e arroz
Ingredientes:
- 3 cubos médios de peixe sem espinha (cação, pescada, merluza)
- 2 colheres (de sopa) de berinjela picada (sem casca e sem semente)
- 1 colher (de sopa) de alface picada
- 3 colheres (de sopa) de arroz previamente cozido
- 2 colheres (de sopa) de grão de bico previamente cozido, com caldo
- 1 colher (de sopa) de cebola picada
- 1 colher (de chá) de salsinha bem picada
- 1 colher (sobremesa) de óleo de soja
Modo de preparo:
Em uma panela, refogue os temperos no óleo, coloque o peixe e a berinjela em um pouco de água e deixe cozinhar. Quando estiver finalizando coloque a alface. Acrescente, no prato, o arroz e o grão de bico cozido. Amasse com um garfo e sirva.
Papinha de polenta e agrião com carne moída, abobrinha e feijão preto
Ingredientes:
- 3 gramas de cebola
- 20 gramas de fubá
- 15 gramas de agrião
- 100 gramas de feijão preto
- 50 gramas de carne moída
- 1 abobrinha média
- Alecrim a gosto
Modo de preparo:
Refogar a cebola picada em uma colher de sopa de água, até que a cebola fique transparente. Acrescente o fubá, adicione um copo de água, o alecrim fresco (ramo) e cozinhe lentamente até que fique em consistência cremosa e bem cozida. Acrescente o agrião bem picadinho e cozinhe por mais 3 minutos. Tempere o feijão preto bem cozido com alho e cebola, podendo ser adicionadas ervas frescas. Cozinhe a carne moída cozida com a abobrinha picada em cubos bem pequenos. Monte o prato oferecendo separadamente a papinha de polenta com agrião, a carne moída com abobrinha e o feijão preto.
Papinha de fígado de galinha, com abóbora moranga, batata e brócolis
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de azeite
- 1 pedaço pequeno de fígado de galinha (50g)
- 2 batatas pequenas em cubinhos (160g)
- 2 ramos de brócolis picados
- 1 fatia fina de abóbora moranga em cubinhos (50g)
- Tomilho e manjerona a gosto
Modo de preparo:
Separe os ingredientes previamente higienizados e utensílios que serão utilizados. Em uma panela, refogue o fígado no azeite. Em seguida adicione as batatas, a moranga e o brócolis. Tempere utilizando o tomilho. Acrescente 400ml de água e deixar ferver. Diminua o fogo e cozinhe até a água secar. Misture e verifique se os legumes estão amolecidos. Se for necessário, acrescente mais água. Adicione a manjerona. Amasse os legumes e o fígado e sirva.
Papinha de quinoa com batata, tomate e abóbora
Ingredientes:
- 1 colher (de sobremesa) de azeite
- 1 colher (de sopa) de cebola picada
- 1 dente de alho
- 1 colher (de sopa) de quinoa já cozida
- 2 pedaços médios de batata picada
- 1 tomate pequeno sem pele
- 4 colheres (de sopa) de abóbora picada
- 1 colher (de sopa) de cheiro verde picado
Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione a abóbora, a batata e o tomate, cubra com água e deixe cozinhar até que tudo esteja bem macio. Amasse tudo com o garfo e acrescente a quinoa cozida e o cheiro verde.
Papinha de frango, batata doce, mandioquinha, cenoura e brócolis
Ingredientes:
- 1 colher (de sobremesa) de azeite
- 1/2 cebola pequena picada
- 1 dente de alho
- 1 filé de peito de frango
- 4 colheres (de sopa) de batata doce cortada em cubos
- 4 colheres (de sopa) de mandioquinha picada
- 1 cenoura pequena picada
- 2 colheres (de sopa) de brócolis picado
Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho, o brócolis e o frango. Adicione o restante dos alimentos e cubra com água, deixe cozinhar até que tudo fique bem macio. Desfie o filé de frango e amasse tudo com um garfo.
Com estas receitas de papinhas salgadas – da mais tradicional à mais diferente – você vai conseguir variar aquele combo de batata, cenoura e carne de sempre e adaptar o paladar do seu bebê, que nesta fase é um quadro em branco aos mais diversos sabores.
Ah… O tempo é uma questão?! Então, separe um dia da semana para fazer várias receitas de papinhas. Leve ao freezer ainda quentes e em potes de vidro com tampas de plástico. É importante identifica-las com a data de preparo e com o sabor da papinha. Feito isso, durante a semana e só descongelar em banho maria, preservando assim os nutrientes, as cores e as texturas da refeição do seu filho.
Referências:
- Brasil, Ministério da Saúde. Departamento da Atenção Básica. Coordenação Geral de Alimentação qe Nutrição. Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos. – Versão para consulta pública – Brasília, junho/julho de 2018. Disponível em http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/julho/12/Guia-Alimentar-Crianca-Versao-Consulta-Publica.pdf
- Brasil, Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia Científica. Guia prático de atualização. A Alimentação Complementar e o BLW (Baby-Led Weaning). nº 3, Maio de 2017. Disponível em http://pediatriadescomplicada.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Nutrologia-AlimCompl-Metodo-BLW.pdf
- Philippi, STP; Aquino, RC. e col. Guias de Alimentação e Nutrição: Dietética – Princípios para o planejamento de uma alimentação saudável. Editora Manole: Barueri, SP – Brasil, 2015.